Projetos STEM numa abordagem transdisciplinar com o ecossistemaTI-Nspire turma Turma 1
Apresentação
A pertinência da formação justifica-se pelo crescente reconhecimento das potencialidades do trabalho em metodologia STEM no desenvolvimento de competências previstas no PASEO e nas Aprendizagens Essenciais, consubstanciada, nomeadamente, pela recente distribuição de Laboratórios Educativos Digitais - LED - a um considerável número de AE/EnA. No entanto, esta metodologia de trabalho envolve conhecimentos técnicos e teórico que muitos docentes não dominam de forma satisfatória e que são abordados nesta formação, ainda que de forma introdutória.
Destinatários
Professores dos GR 500, 510, 520, 550 da Escola Secundária Viriato
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos GR 500, 510, 520, 550 da Escola Secundária Viriato. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos GR 500, 510, 520, 550 da Escola Secundária Viriato.
Objetivos
- Desenvolver competências inerentes ao trabalho em metodologia STEM; - Utilizar projetos STEM para abordagem de Aprendizagens Essenciais de Física e de Química, Matemática, Biologia e Geologia, Aplicações e Informática B; - Mobilizar o pensamento computacional no processo de ensino/aprendizagem; - Aplicar a algoritmia e a programação em projetos reais.
Conteúdos
Introdução ao trabalho em metodologia STEM; Breves noções de algoritmia e programação; Utilização de alguns sistemas robóticos simples no desenvolvimento de projetos STEM.
Observações
EXCLUSIVO PARA DOCENTES DA ESCOLA SECUNDÁRIA VIRIATO
EXCLUSIVO PARA DOCENTES DA ESCOLA SECUNDÁRIA VIRIATO
Formador
Alexandre Gomes
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 27-11-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |