436

O Vídeo como Ferramenta Pedagógica: da Teoria à Prática turma Turma 1

Apresentação

A presente ação de formação visa capacitar docentes do ensino pré-escolar ao secundário para a criação de conteúdos audiovisuais educativos, utilizando ferramentas acessíveis como o telemóvel e a aplicação CapCut. Num contexto educativo cada vez mais digital, o vídeo é uma ferramenta poderosa para promover a aprendizagem ativa, captar a atenção dos alunos e facilitar a transmissão de conteúdos de forma dinâmica e envolvente. Esta formação é pertinente porque: - Inovação pedagógica: Equipa os professores com competências para integrar o vídeo nas práticas letivas, enriquecendo as estratégias de ensino; - Acessibilidade: Utiliza tecnologias de baixo custo e amplamente disponíveis, como telemóveis, democratizando a produção de conteúdos audiovisuais; - Flexibilidade: Adapta-se a todos os níveis de ensino, permitindo criar materiais adequados às necessidades de diferentes faixas etárias; - Desenvolvimento profissional: Promove a atualização de competências digitais dos docentes, alinhada com as exigências do século XXI; Esta ação responde à necessidade de formar professores para o uso criativo e eficaz do vídeo, contribuindo para a modernização do ensino e o envolvimento dos alunos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Conteúdos

- Criação de uma História Elementos básicos de storytelling: início, desenvolvimento e conclusão. Técnicas para envolver o público-alvo (alunos de diferentes faixas etárias). Exercício prático: esboçar uma ideia de história curta. Argumento e Roteiro Diferença entre argumento e roteiro. Estrutura básica de um roteiro: cenas, diálogos e ações. Exercício prático: criar um roteiro simples para um vídeo educativo. Planos de Filmagem Tipos de planos: plano geral, plano médio, plano próximo, entre outros. Como escolher o plano adequado para diferentes contextos narrativos. Exercício prático: planear uma sequência de filmagem com diferentes planos. Movimentos de Câmara Movimentos básicos: panorâmica, travelling, zoom e inclinação. Impacto dos movimentos na narrativa visual. Exercício prático: experimentar movimentos com o telemóvel. 2 – Edição no CapCut Introdução à interface do CapCut. Ferramentas básicas: corte, transições, texto, música e efeitos. Boas práticas para edição de vídeos educativos. Exercício prático: editar um vídeo curto com base no material filmado. Apresentação dos vídeos realizados

Observações

Critérios de seleção: 1 - Docentes do AE Viso; 2 - Docentes das escolas associadas ao CFAE de Viseu; 2 - Docentes de outras escolas; Em cada critério, por ordem de inscrição.

MATERIAIS PARA A AÇÃO: -Telemóvel com a aplicação CapCut instalada - Acesso a internet pessoal (recomendado) - Computador, tablet, gimball e Stick para telemóvel (opcionais)

Formador

Paulo Jorge Cabral Almiro e Pinto Ferreira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 27-05-2025 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Presencial
2 28-05-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 27-05-2025
Fim: 28-05-2025
Acreditação: ACD 2024/2025 - 49
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 5 h
Local: Escola Básica do Viso

INSCREVER-ME