437

“Desporto Escolar Sobre Rodas”: implementação e desenvolvimento do projeto turma Turma 1

Apresentação

Enquadrado na ENMAC 2020-2030, o projeto “Desporto Escolar Sobre Rodas” assenta na prioridade de intervir junto da população escolar, educando as gerações presentes e futuras para a mobilidade sustentável, nomeadamente, para uma mobilidade ativa ciclável, assim como, para a promoção da segurança e da cidadania no uso partilhado e responsável do espaço público. O PEDE 21-25 assume um alargamento a todas as escolas públicas com 2º ciclo, através das atividades regulares e estruturadas que operacionalizam um modelo pedagógico, estruturado por níveis de escolaridade, numa promoção da aprendizagem do padrão motor «Saber Andar de Bicicleta», assegurando o uso responsável da bicicleta no quotidiano e do ciclismo enquanto modalidade desportiva. Esta formação é fundamental para dar continuidade à capacitação dos docentes no amplo domínio da literacia velocipédica.

Destinatários

professores dos grupos 260 e 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de professores dos grupos 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de professores dos grupos 260 e 620.

Objetivos

Dotar os professores de competências que facilitem a implementação do projeto «DE Sobre Rodas» nas suas escolas. Assente em 3 grandes pilares (aprendizagem do padrão motor “Saber Andar de Bicicleta”, educação rodoviária e educação para a cidadania), articulado com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, pretende-se: a) Sensibilizar os participantes para a problemática da sustentabilidade ambiental, sedentarismo e obesidade infantil; b) Alinhar o projeto de escola com a ENMAC e com o PEDE 21-25; c) Implementar os eixos de atuação e as dinâmicas velocipédicas, no âmbito escolar; d) Planear e implementar o projeto «DE Sobre Rodas», alinhado com o modelo pedagógico definido.

Conteúdos

A. Introdução a um novo paradigma de ensino (2h) • Efeitos das alterações sociais no comportamento da população nas últimas duas décadas. • Análise das vantagens e da valorização da utilização da bicicleta à luz da educação ambiental, para a sustentabilidade, a cidadania, a economia e para a saúde. • O papel da escola: - No âmbito do projeto educativo; - Intervenção da disciplina de Educação Física – o passado, a atualidade e as ambições para o futuro; - Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO). B. Apresentação do projeto “Desporto Escolar sobre rodas” – Dimensão Gestão - (4h) • Breve historial do projeto. • Enquadramento institucional: - Alinhamento do projeto «DE Sobre Rodas» com a ENMAC e as medidas da responsabilidade da Educação, através do Desporto Escolar; - Fatores críticos de sucesso definidos pela ENMAC; - Definição da prioridade de intervir junto da população escolar, educando as gerações futuras para a mobilidade sustentável; - Mapeamento do projeto «DE Sobre Rodas» – Agrupamento de Escolas/Escolas Não Agrupadas (AE/ENA) envolvidas; - Articulação com outros projetos educativos (Educação para a Segurança Rodoviária e Educação para a Cidadania); - Sustentabilidade dos projetos com o estabelecimento de protocolos, com enquadramento da ENMAC em contexto local; - Boas práticas: Exemplos de referência em AE/ENA e de dinâmicas com parcerias locais. C. “Pedala! Da Escola para a Vida”: Operacionalização do projeto «DE Sobre Rodas» – Dimensão Técnica - (19h) • Competências essenciais para “Saber Andar de Bicicleta”: - Ações motoras: técnicas e habilidades; - Categorias das técnicas de ciclismo; - As técnicas básicas: montar, desmontar, pedalar (propulsão), condução, equilíbrio e coordenação, travar. • Quando começar a aprender a andar de bicicleta? • Da bicicleta de balanço à introdução da pedalada. • O Modelo Pedagógico e Didático: - Questionários para aferição das condições, das motivações e dos interesses dos alunos – 1.º ciclo do ensino básico; 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário. - Gincanas de nível 1 e nível 2: - Destrezas, pontuação e significado; - Condições e recursos; - Estratégicas para as aulas. - Proposta metodológica de ensino-aprendizagem: - Exercícios para diferentes níveis (4). • Recursos materiais, manutenção e reparações: - A bicicleta – considerações gerais sobre os tipos de bicicleta e ajustamento às caraterísticas do aluno; - Vestuário e acessórios; - Manutenção e Higienização: acondicionamento, ferramentas, substituição de componentes, reparações e afinações básicas. • Educação Rodoviária: - Regras específicas, pedalar em segurança, sinalização, normas básicas de circulação, a prevenção rodoviária e a escola – propostas. • Educação para a Cidadania: - «DE Sobre Rodas», Cidadania e Desenvolvimento: apresentação de propostas em conformidade com o PASEO. • Ciclismo Adaptado: - Pressupostos e considerações gerais sobre a temática; - As classes do paraciclismo; - Iniciação ao ciclismo adaptado na escola: propostas de intervenção e estratégias específicas.

Anexo(s)

Observações

Critérios de seleção: 1.º Professores de Educação Física responsáveis por grupo/equipa de DE Sobre Rodas nas escolas da CLDE de Viseu. 2.º Professores de Educação Física responsáveis por grupo/equipa de DE Sobre Rodas nas escolas da DSR do Centro. 3.º Professores Educação Física dos AE/ENA com projeto “DE Sobre Rodas” na DSR do Centro. 4.º Professores Educação Física dos AE/ENA na DSR do Centro. Em cada critério por ordem de inscrição

Formador

Pedro Miguel Seabra Azevedo Cunha e Sá

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-06-2025 (Sexta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Presencial
2 21-06-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
3 21-06-2025 (Sábado) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
4 27-06-2025 (Sexta-feira) 17:30 - 22:30 5:00 Presencial
5 28-06-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
6 28-06-2025 (Sábado) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
Início: 20-06-2025
Fim: 28-06-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-135164/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Agrupamento de Escolas de Mundão