
Para uma gestão positiva dos conflitos - Mediação Escolar: Prevenção da INDISCIPLINA turma Turma 1
Apresentação
Os diretores de turma e os professores em geral observam, frequentemente, mudanças bruscas no estado de ânimo, modos de agir, formas de comunicar e de se relacionar que culminam com atos de violência, expressos em agressividade física e/ou verbal, manifestações de indisciplina que, em contexto escolar, sobressai nos jovens e em crianças com efeitos devastadores para toda a comunidade educativa. Para inverter esta tendência é necessário desenvolver uma educação para a convivência e para a gestão positiva dos conflitos, a fim de se construir uma cultura de paz, de cidadania, de relação positiva e de sã convivialidade no meio escolar. A mediação escolar é um processo cooperativo de gestão de conflitos, estruturado, voluntário que tem como objetivo promover uma cultura de cidadania, uma comunicação mais funcional e um bom entendimento entre os elementos da comunidade educativa, onde a figura do mediador (aluno, professor e/ou outro adulto pertencente à comunidade educativa), através de técnicas específicas de escuta, comunicação e negociação, promove o diálogo e o reencontro interpessoal para a resolução de conflitos dentro da escola, no recreio ou na sala de aula, e apoia a configuração de equipas e redes de mediação. A razão justificativa desta ação surge por solicitação dos professores que, em conselhos de turma e em reuniões de diretores de turma, manifestaram a necessidade de aprender/adquirir competências para promoverem a melhoria das relações entre os alunos e, consequentemente, a diminuição dos problemas de interação.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Objetivos
1- Fomentar a educação para a Resolução de Conflitos; 2- Promover a aquisição de competências que ajudem a prevenir, administrar de forma construtiva e resolverpacificamente o conflito individual, interpessoal e institucional; 3- Promover a abordagem do conflito escolar através da mediação, estimulando os valores da solidariedade, tolerância,igualdade, o juízo crítico e a capacidade para inovar na procura de novas soluções; 4- Promover a mediação enquanto prática que estimule a cooperação, a corresponsabilização e o respeito; 5- Promover a reinserção dos alunos que se encontram em risco ou com problemas de comportamento; 6- Promover a despistagem e a prevenção de situações de comportamentos de risco: bullying, delinquência, violência,absentismo e abandono escolar; 7- Prevenir a violência, potenciando a aprendizagem de um modelo escolar orientado para a resolução construtiva de conflitos; 8- Adquirir competências necessárias para o desempenho da função de mediador de conflitos.
Conteúdos
1- A Escola das Incertezas: das interações sociais aos conflitos escolares (1hora) 2- A Interação Social e o Conflito na escola (2 horas) 3- Da Indisciplina na sala de aula à Violência entre Pares (2 horas) 4- Mediação Escolar (2horas) 5- Porquê a mediação no contexto escolar? (2 horas) 6- Educação para a resolução de conflitos: A) Educação para uma gestão positiva dos conflitos (4 horas); B) A interação social e a pertinência da inteligência emocional como hipótese de construção de uma interação social maissaudável, válida e nutritiva em ambientes humanos (4 horas); C) A comunicação relacional positiva (4 horas). 7- Resolução de conflitos escolares: componente prática (4 horas).
Anexo(s)
Observações
Critérios de seleção: 1.º Docentes de escolas associadas ao CFAE de Viseu; 2.º Docentes de outras escolas. Em cada critério, por ordem de inscrição.
Formador
Sofia Margarida Guedes de Campos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 14-11-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 21-11-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 28-11-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 05-12-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 12-12-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 09-01-2026 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 16-01-2026 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 23-01-2026 (Sexta-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Presencial |