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Práticas pedagógicas inclusivas turma Turma 1

Apresentação

Vivemos numa sociedade cada vez mais diversa, e essa diversidade reflete-se diretamente no ambiente educativo. Repensar as práticas pedagógicas torna-se fundamental para garantir que todos os alunos — com suas singularidades, potencialidades e desafios — tenham acesso a uma educação de qualidade, equitativa, estimulante, significativa e, verdadeiramente, inclusiva. O enquadramento legal da educação inclusiva e as orientações sobre a recuperação das aprendizagens constituem-se como um enorme desafio para os professores que necessitam de mudar as suas práticas pedagógicas, procurando implementar práticas pedagógicas inclusivas que contribuam para a aquisição de aprendizagens significativas em todos os alunos e o desenvolvimento das diferentes áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. As práticas pedagógicas inclusivas vão além da simples presença do aluno em sala de aula. Elas dizem respeito ao compromisso ético e profissional de criar ambientes de aprendizagem que respeitem as diferenças, valorizem as individualidades e promovam o desenvolvimento pleno de cada aluno. Incluir é reconhecer que todos aprendem, ainda que de maneiras distintas, e que cabe à escola criar condições para que essa aprendizagem aconteça de forma justa e acolhedora. Recomenda-se que as práticas pedagógicas implementadas pelos professores se sustentem em metodologias ativas e em interfaces comunicativas, com fundamentos humanistas em que todos são parte do sistema, onde se desenvolva um diálogo igualitário, um pensamento e uma consciência próprios. Considera-se, por isso, que é necessário criar na Escola Secundária Viriato ambientes de formação que promovam o diálogo, a reflexão, a partilha e orientem os agentes educativos (professores e técnicos especializados) para a mudança de práticas pedagógicas favoráveis à inclusão de todos os alunos, independentemente das suas características, níveis de desenvolvimento e estilos de aprendizagem. A presente ação de curta duração insere-se no plano integrado para a recuperação das aprendizagens dos alunos do ensino básico e secundário no Plano 23|24 Escola+ e foi apresentada como proposta da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva da Escola.

Destinatários

Todos os grupos de recrutamento e técnicos especializados da Escola Secundária Viriato

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

A formação de curta duração que propomos procura que os professores e técnicos especializados da Escola Secundária Viriato reflitam acerca das suas práticas pedagógicas e do que é necessário nelas mudar para irem ao encontro do enquadramento legal em vigor e promoverem a inclusão através da efetivação de práticas pedagógicas inclusivas, onde o aluno seja melhor aprendente e os professores melhores ensinantes, definindo com maior acuidade as ações, as evidências a identificar em contexto de sala de aula e melhorem as suas práticas de avaliação pedagógica. Discutiremos o papel do professor como agente central na construção de uma escola mais inclusiva, analisando estratégias, recursos e atitudes que favorecem uma prática pedagógica voltada para a formação integral de todos os alunos — não apenas em termos académicos, mas também sociais, emocionais e humanos. Procura-se fortalecer uma cultura escolar que encare a diversidade como potência, e que compreenda a inclusão não como um desafio isolado, mas como um princípio norteador de uma educação democrática, transformadora e acessível a todos.

Conteúdos

1. Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas inclusivas 2. Ambientes educativos inclusivos – partilha de práticas 3. Avaliação formativa enquanto processo regulador do ensino e da aprendizagem

Observações

Exclusivo para docentes da Escola Secundária Viriato.

Formador

Margarida Maria Monteiro Morgado

Tânia de Jesus Aparas

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-10-2025 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 29-10-2025
Fim: 29-10-2025
Acreditação: ACD 2025/26-08
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária Viriato

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