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Scratch e Robótica no 1.º Ciclo: Experimentar para Aprender turma Turma 1

Apresentação

A crescente importância do desenvolvimento de competências digitais, aliada à necessidade de preparar os alunos para uma sociedade em constante transformação tecnológica, justifica a realização desta ação de formação. O pensamento computacional, recomendado em documentos orientadores como o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, é uma competência transversal que deve ser desenvolvida desde os primeiros anos de escolaridade. O Scratch, enquanto linguagem de programação visual, acessível e intuitiva, permite integrar de forma criativa e motivadora os conteúdos curriculares do 1.º ciclo, potenciando a aprendizagem ativa, o raciocínio lógico, a resolução de problemas e a criatividade dos alunos, o trabalho colaborativo ao mesmo tempo que desenvolve competências nas áreas da ciência, tecnologia e matemática (STEM). Ao capacitar os professores com ferramentas e estratégias para usar o Scratch e a Robótica em contexto educativo, esta ação contribui diretamente para a inovação pedagógica e para a melhoria das práticas letivas preparando os alunos para os desafios do futuro digital.

Destinatários

Professores do grupo 110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo 110.

Objetivos

Esta formação tem como objetivos: Explorar os principais blocos de programação visual do Scratch, compreendendo a sua lógica e aplicabilidade em contexto educativo. Capacitar os professores do 1.º ciclo para planear e implementar atividades de robótica promovendo o desenvolvimento do pensamento computacional e a integração das áreas STEAM no contexto curricular. Criar atividades didáticas interdisciplinares com recurso ao Scratch, alinhadas com as Aprendizagens Essenciais do 1.ºciclo. Promover metodologias ativas e centradas no aluno, através da programação como ferramenta de expressão, criação e resolução de problemas. Estimular a criatividade, a autonomia e a colaboração, tanto entre professores como entre alunos, através de projetos práticos com Scratch. Integrar a programação visual no quotidiano letivo, respeitando os ritmos de aprendizagem e as necessidades dos alunos. Refletir sobre a prática pedagógica e o potencial da tecnologia enquanto facilitadora de aprendizagens significativas.

Conteúdos

Os conteúdos abordados ao longo da ação incluem: Introdução ao Pensamento Computacional: Compreensão dos conceitos fundamentais e da sua importância no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Exploração do ambiente de programação Scratch: Navegação na interface, identificação dos principais elementos (palco, sprites, blocos, scripts). Blocos de programação fundamentais: Movimento, aparência e som; Eventos e interações; Ciclos (repetições) e condições (lógica de decisão); Variáveis e operadores matemáticos/lógicos; Sensores e interação com o utilizador. Desenvolvimento de projetos práticos com Scratch: Atividades individuais e em grupo que promovem a aplicação dos blocos de programação na criação de jogos, histórias interativas e simulações. Criação de jogos e pequenas animações. Manipulação de robôs através de software específico. (construção de cenários, montagem de robôs funcionais, uso de tapetes pedagógicos para problemas de navegação). Integração curricular do Scratch/Robótica: Estratégias para incorporar o Scratch nas diferentes áreas disciplinares (Português, Matemática, Estudo do Meio e Expressões). Planeamento de atividades pedagógicas com Scratch/Robótica: Criação de sequências didáticas e materiais de apoio adaptados à realidade da sala de aula. Partilha e apresentação de projetos: Reflexão colaborativa sobre as práticas desenvolvidas e feedback formativo entre pares.

Anexo(s)

Observações

Critérios de seleção: 1.º Docentes de escolas associadas ao CFAE de Viseu; 2.º Docentes de outras escolas. Em cada critério, por ordem de inscrição.

Formador

Nuno Filipe Ambrósio Isidro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-02-2026 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 05-02-2026 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
3 10-02-2026 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
4 12-02-2026 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
5 19-02-2026 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
6 24-02-2026 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
7 26-02-2026 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
8 03-03-2026 (Terça-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Presencial
Início: 03-02-2026
Fim: 03-03-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-137584/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: EB Dr. Azeredo Perdigão